Redes Sociais

Página Inicial Notícias Adolescente visita acervo bibliotecário Plebeu Gabinete de Leitura
Adolescente visita acervo bibliotecário Plebeu Gabinete de Leitura
Qua, 07 de Fevereiro de 2018 09:00

Como proposta de incentivar o aprendizado através da leitura, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo proporcionou a visita de uma adolescente do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota ao acervo bibliotecário Plebeu Gabinete de Leitura, na última sexta-feira, 02.

Inaugurado em maio de 2012, o equipamento tem a proposta de ser um lugar de leitura pública e de compartilhamento de ideias. O acervo fazia parte da coleção particular da historiadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adelaide Gonçalves.

Aos 16 anos, a jovem que cumpre medida socioeducativa anseia por leitura e todos os dias pratica o hobby que mudou sua vida.

“Experiência de estar aqui é importante pra mim, porque eu sempre tive a paixão por livros e aqui eu estou conhecendo novos escritores, novas culturas. Ler um livro é saber de uma cultura toda, é ler sobre a história do mundo. Aqui eu conheci mais livros, percebi que tenho mais coisas pra ler porque os livros são minha paixão, é a minha vida. Foram eles [os livros] que me tiraram da vida que eu estava. Eu conheci a vida da Frida e me reconheci nela." disse a jovem N.A, de 18 de anos, que se identificou com a luta e a superação da artista plastica mexicana [Frida Khalo]

Além das obras, a jovem também teve a oportunidade de conversar com a responsável pelo acervo, Adelaide, sobre diversas temáticas da literatura e da história.

Junho 2018