Centros Socioeducativos recebem visita do Supremo

18 de maio de 2017 - 14:30

 

 

Os centros socioeducativos de Fortaleza receberam nos últimos dias 16 e 17 de maio a visita do juiz Alexandre Takaschima, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrante da comitiva da ministra Cármem Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) que cumpriu agenda na capital nessa semana. O objetivo foi conhecer o novo modelo de gestão instituído pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) nas unidades do Estado.

O superintendente da Seas, Cássio Franco, recebeu o juiz em um primeiro momento na sede da instituição. Posteriormente, as visitas foram acompanhadas também pelo juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clistenes, pela presidente da APAC Fortaleza, Ruth Leite, pelo vice-presidente da APAC, Pr.Nelson Massambani, e pelos diretores das unidades.

O magistrado, que auxilia a Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), conheceu as unidades: Mártir Francisca, Aldaci Barbosa Mota e Canindezinho. Nos locais foram apresentados as propostas metodológicas, os espaços físicos e toda a rotina diária de funcionamento dos centros.

Dr. Takashima apontou que as unidades possuem um ótimo plano político pedagógico, ressaltando que o projeto de semiliberdade do Estado é para ele um modelo que seguem às diretrizes do Sinase. “O Mártir Francisca é um projeto de semiliberdade que não conheço lá no meu estado de origem que é Santa Catarina, a questão do plano politico pedagógico, toda a estrutura física, foi uma experiência maravilhosa. Pude verificar realmente que é possível o Sinase dar certo.”

Na ocasião, o titular da 5º Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Dr. Manuel Clistenes destacou os avanços positivos encontrados nas unidades com a criação da Seas, mas pondera que ainda há problemas pontuais. “Algumas unidades tiveram uma melhoria bastante sensível nos últimos dois meses, por exemplo, o Dom Bosco. Eu fiquei muito impressionado com o trabalho que foi feito lá.”

Para o superintendente da Seas, as visitas do Judiciário às unidades socioeducativas são importantes neste processo de reordenamento. “Embora o Mártir Francisca e o Aldaci Barbosa sejam referências para o Estado e para outras regiões do País, outras unidades ainda passam por contextos de superações e melhoria contínua. Assim, a atenção prestada pelo CNJ e o apoio da Ministra Carmem Lúcia neste momento são de fundamental importância para este momento de reordenamento institucional que a SEAS está executando”.


 

 

Governo do Estado do Ceará
Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965