A cultura do Hip Hop nas unidades socioeducativas

8 de janeiro de 2018 - 09:00

 


As apresentações de Hip Hop nos eventos dos centros socioeducativos de Fortaleza já viraram figurinha carimbada. Os passos, as poesias e as novas concepções de ritmo musical conquistaram os jovens do São Francisco e, mais recentemente, do Patativa do Assaré. Os professores nada mais são do que os atuais campeões do último festival cearense da modalidade que aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Há nove meses Carlos Eduardo cumpre uma rotina semanal com todos os adolescentes do São Francisco, entre alongamentos e ensinamentos de ritmos, o professor também troca palavras de ensino sobre o surgimento do Hip Hop,  além de incentivar a superação dos jovens que cumprem medidas na unidade, tendo em vista que sua vida foi transformada pela cultura que nasceu nos Estados Unidos.


“A cultura Hip Hop transformou a minha vida, foi a partir do Hip Hop que eu sai da bandidagem, sai dessas coisas do mundo. É a minha vivência, é minha experiência.”, disse ele, que ressalta a importância de compartilhar esses ensinamentos com os adolescentes.


O professor ultrapassa o ensinamento, e mostra aos jovens que os passos de dança podem levá-los para caminhos antes inimagináveis, como viagens para outras cidades por conta de apresentações artísticas, o que é reforçado pelo fato de seu grupo, “Suclan”, ter sido convidado recentemente para se apresentar na Espanha. “O hip hop me fez ver que posso ir além”,  complementa.


As aulas de Hip Hop das unidades fazem parte do eixo arte, cultura e lazer, cujo objetivo é educar os adolescentes por meio de atividades que os façam refletir sobre uma nova trajetória de vida através da dança.

 

 

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965

Fotos: George Braga/Seas