Seminário debate sobre o papel da arte e cultura na socioeducação no Dragão do Mar

27 de março de 2018 - 10:04

A Arte e a Cultura foram temas centrais das discussões apresentadas por especialistas da área durante o Seminário sobre o papel da arte e cultura na socioeducação, que foi realizado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo na última sexta-feira, 23, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Durante o evento, foram abordados os seguintes painéis:

Painel 1: A importância da Arte e Cultura para o Atendimento Socioeducativo”, ministrada por Eleilson Leite, Diretor de Arte e Cultura da Ação Educativa, organização da sociedade civil que desenvolve atividades culturais na Fundação CASA, tendo como debatedora a Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (Nudi-jus), Raquel Coelho.

Painel 2: Artes Visuais: Vivências a partir das percepções de jovens do Sistema Socioeducativo. O painel foi conduzido pelo artista Wanderson Petrova e pelos adolescentes do Centro Socioeducativo Luan e Denilson.

Painel 3: Cinema no Interior, edição Especial Cine Liberdade: O Processo de Produção de Curtas Metragens por Jovens do Sistema Socioeducativo. A apresentação foi conduzida por Marcos Carvalho e Tairone Feitosa, do Coletivo Cinema no Interior, e pelas adolescentes do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, Naiara, Fabrine e Josivânia.

Painel 4: Coração de Madeira: Relato de experiência a partir do Festival Concreto, conduzido pela Assessora de Arte e Cultura da SEAS, Juliana Marinho;

Painel 5: Hip Hop e Socioeducação, que contou com a participação do coletivo Bota a Mente pra Pensar, além dos adolescentes do Centro Socioeducativo São Francisco e do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, Gustavo e Jeferson.

Sobre os palestrantes:

Eleison Leite, é  Mestre em Estudos Culturais na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e atualmente Coordena o Programa de Cultura da ONG ação Educativa. Raquel Coelho, é Doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e mestre em Direitos Humanos Internacional pela Harvard Law School. Atualmente leciona na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC e Coordenadora Marcos Carvalho, é cineasta,  idealizador e coordenador do projeto Cinema no Interior. Também é sócio fundador da Mont Serrat Filmes.

Tairone Feitosa, é roteirista e professor das oficinas de roteiro do projeto Cinema no Interior,

Wanderson Petrova, artista visual do Crato , graduado em artes cênicas na UFCA e  atualmente professor da oficina de artes visuais e vivências dos centros socioeducativos do Estado;

Andressa Nunes, é Graduada em Direito e atualmente está na direção do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes.

Eduardo “Africano”, é artista de hip-hop e atua no grupo “Sul Clan”- campeão cearense da modalidade, atualmente é professor de Hip-Hop do Centro Socioeducativo São Francisco e participa do projeto “Bota a Mente Pra Pensar”

“Barney”, é artista de hip-hop e também atua no grupo “Sul Clan” e participa do projeto “Bota a Mente Pra Pensar”

Marcelo  é artista de hip-hop e participa do projeto “Bota a Mente Pra Pensar”;

Agriberto, é artista de hip-hop e também atua no grupo “Sul Clan”, atualmente é professor de hip-hop no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré e  participa do projeto “Bota a Mente Pra Pensar”.