Socioeducador: A referência de quem atua ativamente na linha de frente dos centros socioeducativos

19 de setembro de 2020 - 09:40

A função de socioeducador é uma das primordiais dos centros socioeducativos. É um cargo que exige cuidado, atenção e muita dedicação. No dia dedicado a esta profissão, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo(Seas), mostra um pouco da história de alguns desses profissionais que atuam nos Centros Socioeducativos do Ceará.

A figura do socioeducador na unidade é de referência no cuidado com o adolescente, seja repassando procedimentos e rotinas da casa, seja acompanhando nas alas, salas de atividades, monitorando as câmeras, bem como participando da construção do Plano de Atendimento Individual (PIA) do jovem, Conselho Disciplinar, enfim, todas as atividades dos centros socioeducativos precisam da participação ativa deste profissional.

Por isso, convidamos alguns profissionais desta área para contar um pouco do seu dia a dia no contexto socioeducativo.

Marcos Vinicius

Socioeducador da Semiliberdade Mártir Francisca

Marcus, trabalha no sistema socioeducativo há 19 anos, 12 deles foram dedicados ao Centro Socioeducativo Aloísio Lorscheider, e agora atua na Semiliberdade Mártir Francisca. O Operador de videomonitoramento, como se auto-intitula, conhece as câmeras, os modelos e onde todas estão espalhadas como poucos dentro da unidade. Ele sabe a funcionalidade de cada uma delas, aquelas que são 360 graus, as que mostram a placa do carro. O seu trabalho, entre outras inúmeras funcionalidades, garante a segurança da unidade.

 

Danielle Costa

Socioeducadora do Centro Socioeducativo Aloísio Lorscheider

Danielle é formada em pedagogia, tem em sua bagagem uma experiência no meio aberto. Já atuou no Centro Socioeducativo Canindezinho antes de chegar ao Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, mas garante que em cada local viu uma diferença. 

Além de atuar nas rotinas diárias, ela tem um zelo em escutar de uma forma diferenciada os jovens, e humanizá-los em seus relatórios mensais, conforme descreve.“(…) O meu trabalho, além de ajudar nas atividades diárias deles, é ouvi-los. Eles me chamam, eu converso e eu estou ali para ouvi-los. Eu não estou ali para ficar perguntando sobre o passado deles, ou o que ele fez. Eu espero eles virem até a mim, eles me perguntam, me procuram. Ai eu tento extrair quem é ele, o que ele quer da vida dele, o porquê deles terem tomado atitudes, se é por causa da realidade de vida, se é por dificuldade, ou se é por mero deslize. “ conta.

 

Marcos Lenon Cabral de Souza

Socioeducador do Dom Bosco

Marcos Lenon, atua no Centro Socioeducativo Dom Bosco, unidade de internação e ajuda na rotina diária dos adolescentes. Seja apenas no olhar, na conversa e também nos conselhos.

O socioeducador reforça a importância de mostrar para o adolescente que estar em  cumprimento de medida é, na verdade, o recomeço da vida dele. “A importância do sistema socioeducativo para mim abrange muita coisa, principalmente porque os meninos chegam aqui como um vaso de argila deformado, e a gente tenta construir ou fazer com que esse vaso tome forma de novo. Mostrando a eles que aqui não é fim, e sim recomeço, e nosso desafio é esse de tirar esse pensamento de que é um local de tristeza, de ser penalizado, mas mostrando para ele que é um local de recomeço.”

 

Edilson Barbosa Carlos

Socioeducador do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes

Edilson Barbosa, atua no Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Além de participar de todas as funcionalidades da unidade, desde a entrada do adolescente, até sua liberação, ele garante também um dos objetivos principais do socioeducador: “somos responsáveis por perceber as necessidades dos adolescentes psicologias, de saúde ou mesmo de assistência social, é nessa coleta próxima do adolescente, que a gente é capaz de mandar informações para esse corpo técnico e consequentemente fazer um trabalho mais produtivo e eficaz.” conta.