Centro Socioeducativo de Sobral intensifica ações na educação, saúde, esporte e cultura

11 de março de 2024 - 13:56


Uma semana muito movimentada no Centro Socioeducativo de Sobral, abrangendo áreas como cultura, educação, saúde e esporte. Dentre as ações, destaque para uma significativa reunião com a professora Cláudia Costa, representando a Universidade Uninta, um adolescente acompanhado da mãe, além do coordenador técnico Cristiano Peres e da assistente social, Francilene de Albuquerque. O objetivo foi o de poder proporcionar ao jovem uma bolsa de estudo no Ensino a distância (EAD), em nível superior. O adolescente escolheu o curso de Administração.

Na área de cultura, adolescentes participaram de uma atividade externa ao visitarem o Museu Eclipse de Sobral. A visita foi dividida em três partes: contextualização histórica da comprovação da teoria da relatividade pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955);
uma sessão interativa onde os adolescentes puderam explorar instrumentos recreativos e, enfim, desfrutar da experiência do planetário.

Na área da saúde, foi realizada uma atividade de educação em saúde, em parceria com a Liga Acadêmica de Farmácia representada pela professora do curso de Farmácia, Ana Paula e da farmacêutica Ana Valeska, por meio de articulação da PNAISARI. O tema abordado foi o uso racional de medicamentos e estratégias de redução de danos, uma vez que essa é uma demanda importante de atendimento entre os adolescentes.


A diretora do CSS, Andreyssa Aguiar, informa que a pauta do esporte não foi esquecida. Os adolescentes terão um espaço com mais qualidade para a prática desportiva. A unidade está em processo de revitalização do campo de futebol em grama. Esse trabalho diário conta com a participação de jovens e socioeducadores. Houve também a revitalização da biblioteca da unidade.

Oficina de capoeira

O Centro Socioeducativo de Sobral realizou ainda uma Oficina de Capoeira ministrada pelo professor Emerson Melo, da IFCE, também articulada em parceria com a equipe da PNAISARI. O objetivo da ação foi identificar marcadores das africanidades pelos participantes, mediante a prática dos toques nos instrumentos, do canto e do jogo de capoeira.