Adolescentes participam de oficina de grafite do Baião Ilustrado

29 de março de 2018 - 15:00

Os adolescentes do Centro Socioeducativo Dom Bosco participaram de uma oficina de Grafite ministrada pela equipe do Baião Ilustrado. A atividade faz parte do I Festival de Arte e Cultura e tem por intuito apresentar ferramentas artísticas para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com o objetivo de realizar um processo reflexivo sobre valores e oportunidades de mudança.

Divididos em dois momentos, as aulas apresentaram o conceito do grafite, a representação das imagens, como também foram apresentados artistas internacionais e locais, alguns destes de periferia, que por meio da arte conseguiram sustentar suas famílias e serem aceitos pela sociedade, como foi explicado pelo instrutor Thiago Cabral.

Além de conhecimentos teóricos, os adolescentes expressaram o que aprenderam em papéis, telas, muros e camisas.  As imagens feitas ficaram a par da imaginação dos jovens da unidade, como explica Thiago. “Foram desenvolvidas 8 telas muito significativas,  instigamos que eles escolhessem o tema. Desde personagens, a paisagens, liberdade… A ideia dos peixes é porque eles são como um peixe de aquário,  que apesar de confinados, eles são admirados, muita gente admira eles. Ou seja, todo um trabalho que tem em cima deles de psicólogos, vários professores, a sociedade não tem noção de tanta gente que trabalha em prol deles, nem eles mesmos. E as janelas abertas, aquele muro tão opressor que é gigante, desenhamos várias janelas abertas, e no outro lado era colorido.”, contou.

O engajamento dos jovens também foi destaque para Thiago, que ressaltou que as imagens passaram a ser totalmente deles ao colocarem em camisas. “Foi um trabalho desenvolvido totalmente por eles. A gente mostrava a técnica, mas eles que pintavam. Eles se envolveram e também quiseram colocar as próprias imagens em camisas.”, frisou.

Além de Thiago, o Baião Ilustrado também é composto pelo artista Sandis, do Acidum Project, responsável por diversas pinturas e intervenções urbanas pela cidade. Ambos ministraram as aulas que aconteceram no último final de semana no Centro Socioeducativo Dom Bosco, no bairro Passaré.