Ceará Pacífico: Festival destaca atividades de arte e cultura no contexto socioeducativo

11 de abril de 2018 - 18:00

O encerramento aconteceu na sede da Vice Governadoria do Estado

Após um mês de atividades educativas voltadas à Arte e Cultura, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo realizou, nesta quarta-feira (11), o encerramento do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo,  com a participação da Vice-Governadora, Izolda Cela. A iniciativa teve como objetivo proporcionar reflexões aos jovens que cometeram atos infracionais por meio de produções artísticas.

Durante o festival, foram realizadas apresentações de capoeira, exibição de curtas-metragens, exposição de quadros e fotografias, seminário, oficinas de dança, grafite, bordado, hip hop, escrita criativa, entre outras ações contínuas nas Unidades. Os jovens privados de liberdade tiveram a oportunidade de ter novas experiências e conhecer novas perspectivas de valores na sociedade.

O Superintendente da Seas, Cássio Franco, destaca a importância do evento no contexto da socioeducação “A Arte e a Cultura tem um espaço reservado e importante! A intenção não é só de produzir filmes, peças de teatro ou formar artistas, mas também formar novos valores. Então, é preciso que a arte e a cultura tenha seu reconhecimento dentro do sistema socioeducativo, para que assim os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas possam almejar novas perspectivas de futuro e de visão de mundo”.

“A arte, cultura, esporte e audiovisual, todas essas atividades que estiveram em movimento nas unidades são tão importantes para abrir horizontes e fazer com que eles [os adolescentes] tenham novas perspectivas de vida”, reforçou a Vice-Governadora, Izolda Cela.

Durante a solenidade, os adolescentes participaram ativamente com apresentações artísticas e culturais. Também foi realizada a premiação dos jovens e professores que se destacaram durante a execução do Projeto Cinema no Interior: Edição Especial Cine Liberdade, fruto da parceria com o Cineasta Marcos Carvalho, coordenador geral do Coletivo “Cinema no Interior”.

O projeto Cinema no Interior: Edição Especial Cine Liberdade resultou na produção de três curtas-metragens, realizados em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, intitulados, respectivamente: “Abençoados, Corrente de Prata e Ninguém Pode Parar Meu Coração”.

Durante a cerimônia, houve a apresentação do Coletivo de Hip Hop Bota a Mente para Pensar, que contou com a participação da Valonia Cruz, mãe de um adolescente que cumpre medida socioeducativa. Inspirada pelo coletivo, a corretora de imóveis recitou um poema de sua autoria para todos os presentes.