Seas e Mulheres do Brasil firmam parceria para implementar projeto de egressos

21 de novembro de 2018 - 12:43

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Grupo Mulheres do Brasil firmam parceria para implantação do “Programa Botão de Rosa”, uma iniciativa voltada para adolescentes egressos do sistema socioeducativo do Estado. Para formalizar o início das atividades do Programa, as instituições assinaram Termo de Cooperação Técnica na última segunda-feira (12).

Inicialmente o Programa atenderá meninas em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, tendo como principal objetivo preparar as adolescentes para o seu retorno para a sociedade. Para isso, as jovens participarão de atividades elaboradas pelas parceiras, o que inclui a realização de atividades de acompanhamento sociopsicológico, educacional, profissionalizante, cultural e artístico, tudo de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como enfatiza a Assessora responsável pelo eixo de arte, cultura e esporte da Seas, Juliana Marinho. “O projeto é importante porque reúne o Governo do Estado do Ceará com e a organização da sociedade civil em torno de um trabalho com os egressos que consiste em ações de profissionalização, arte, cultura e esporte trazendo uma oportunidade para que essas adolescentes consigam encaminhar a vida de uma forma melhor.”

De acordo com Arnnette Reeves, Líder Nacional das Mulheres do Brasil, o programa dará suporte ao trabalho que já é feito na unidade socioeducativa. “A gente construiu um programa, que a gente acredita que pode complementar todo o trabalho que já está sendo feito dentro do Aldaci Barbosa. […] Nós podemos agregar, apoiar nas competências, apoiar na autoconfiança das jovens, para que ao sair possam tenham um caminho diferente daquilo que elas tinham até o presente momento.”

Para participar do projeto, as jovens precisam estar no perfil psicossocial, que inclui comportamento, frequência nas atividades das unidades, bem como tempo de sentença. O prazo da ação terá duração de seis meses, podendo ser reduzido ou prorrogado a partir das necessidades pessoais de cada adolescente.

 

Assessoria de Comunição

Fotos: George Braga/Seas.