Escola de Barbearia é instalada em Centro Socioeducativo em parceria com o Senac

10 de maio de 2019 - 17:48

Visando criar oportunidades de formação profissional, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac), por meio do projeto “Transformar” inaugurou na última terça-feira (07) uma escola profissionalizante na área de Barbearia no Centro Socioeducativo Canindezinho.

O curso, terá a duração de três meses e inicialmente possibilitará o ensino de 10 adolescentes e dois socioeducadores. Durante as aulas serão abordadas as seguintes temáticas: jornada pessoal e profissional, qualificação na área específica com aulas práticas, empreendedorismo com explicação para montar o próprio negócio e como se comportar no mercado formal.

De acordo com a Gerente de Pedagogia do Senac, Alcilane Mota, a profissionalização é de fundamental importância para a mudança dos adolescentes. “A gente sempre acredita que através da educação e da profissionalização pautada numa formação sólida possibilita a mudança na vida das pessoas através de escolhas, de formação, e encarreiramento. O que nós esperamos é que ao final dessa formação é que eles consigam realmente encontrar um processo de trabalho adequado as demandas que eles tem interesse de executar e que através dessas formações venham a descobrir outros nichos de mercado que a barbearia possibilita.”

Perguntado sobre o sentimento em relação ao curso, o jovem D.S, disse estar feliz com a oportunidade concedida e que espera poder ajudar pessoas que precisam.

Como parte da atividade de profissionalização, os jovens irão posteriormente cortar o cabelo dos adolescentes da própria unidade.

Programa Transformar

O curso faz parte da metodologia de profissionalização que vem sendo implantada nas unidades de atendimento socioeducativo por meio do projeto Transformar em parceria com o Senac. O programa educacional, disponibilizará mais de 1.000 vagas para jovens de 16 a 18 anos em cursos de formação inicial e continuada, de curta duração e da programação aberta a fim de atender as necessidades dos centros socioeducativos do Estado.