Artista mexicano realiza trabalhos em Centro Socioeducativo

20 de maio de 2019 - 11:49


De retorno a Fortaleza, o artista mexicano, Libre Gutierrez, retomou seu projeto artístico junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Estado do Ceará, iniciado em 2017. O novo encontro teve início na última terça-feira (14) no Centro Socioeducativo Dom Bosco, e foi proporcionado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) visando apresentar aos jovens, por meio da arte e da cultura, novas perspectivas de vida.

Durante a atividade, o artista e os jovens estão realizando ações em dois locais da unidade socioeducativa. Na sala de visitas, está sendo realizando um mural composto de fragmentos do rosto de 10 adolescentes, que fundem-se, formando um décimo primeiro rosto. O segundo mural está tomando forma em uma das alas onde situam-se os dormitórios dos adolescentes.

De acordo com a Assessora do Eixo de Arte e Cultura, Juliana Marinho, essa é “uma oportunidade dos jovens terem contato com um artista dedicado inteiramente às artes visuais, com inúmeras experiências internacionais, interessando-lhe temas tais como liberdade, fronteira, direitos humanos, comunidade, juventude, e as pessoas que evidenciam e vivem situações ligadas a essas questões. Na experiência do Dom Bosco, a sua ação é educadora e inspiradora, ensina-nos, sobretudo, que os vínculos e o afeto aliados ao trabalho conduzido de forma responsável e ao mesmo tempo apaixonada, resulta transformadora de vidas e, quem sabe, da sociedade.” reforçou.

Para Libre, “é muito importante utilizar a arte como um meio de comunicação, informação, educação, sensibilização de uma forma geral. Com os meninos aqui no Centro, muitos deles cresceram em zonas que não há projetos suficientes de arte e agora trazendo esses projetos artísticos ajudam a tranquilizá-los, mostrá-los outra realidade, outra forma de manifestar-se, sem ser com a violência.”

15 adolescentes estão participando do processo de desenvolvimento e imersão na arte que está sendo realizado no Centro Socioeducativo. Além da pintura interna no Centro Socioeducativo Dom Bosco, artista e jovens realizarão uma pintura na sede da Vice-Governadoria do Estado do Ceará nesta segunda-feira (20).

Festival Concreto

Essa é a segunda vez, que Libre Gutierrez realiza um trabalho com os adolescentes da unidade localizada no Passaré. Em 2017, durante a realização do 4º Festival Concreto em Fortaleza, o artista realizou duas obras com os jovens em cumprimento de medida. Uma que ficou situada na Praia de Iracema, intitulada “Coração de Madeira”, e a outra é um mural que encontra-se no Passaré, premiado no México no mesmo ano de sua realização.