Instituto Bia Dote realiza encerramento da campanha do Setembro Amarelo nos centros socioeducativos

25 de setembro de 2019 - 17:30

Com vistas a fortalecer as ações de prevenção ao suicídio nos centros socioeducativos, o Instituto Bia Dote realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a palestra de encerramento da campanha do setembro amarelo.

A inciativa viabilizada pela Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), apresentou aos gestores, lideres, equipes técnicas e socioeducadores dos centros socioeducativos de Fortaleza, o trabalho desenvolvido por esta instituição e sua forma de atuação diante da temática da Prevenção ao Suicídio.

Com um trabalho voltado para ressignificar a dor da perda, o instituto Bia Dote busca acolher e fazer uma rede de apoio a quem precisa para aqueles que já passaram pela vivência ou da tentativa do suicídio na família, como também como forma de conscientizar e debater sobre a temática com a sociedade. Para falar um pouco sobre o assunto, a voluntária da instituição e especialista em saúde mental psicossocial Helissandra Botão, comentou sobre a importância de sua fala para a equipe do sistema socioeducativo.

“A importância dessa formação para esses profissionais que trabalham com adolescentes é poder mostrar a eles quais os fatores de risco, fatores protetivos que a gente pode identificar na pessoa que esteja com ideação ao comportamento suicida. E o importante de apresentar aqui é esse acolhimento primeiro, a pessoa que está em sofrimento, ela está apenas querendo falar mas ai nessa fala ela expõe algo que está muito latente, um sofrimento muito grande que pode levar a uma ideação suicida.”

Todos os centros socioeducativos do Estado do Ceará estão realizando até o fim do mês atividades alusivas a campanha do setembro amarelo, com palestras e atividades que reforcem a importância de se discutir a temática.

 

Ações contínuas

Para além das ações pontuais da campanha nacional de prevenção ao suicídio, a Seas possui uma Portaria e um Manual que regulamenta ações contínuas para prevenir e detectar a problemática no contexto socioeducativo.