Qualificação: Adolescentes recebem certificação em projeto que visa o futuro

3 de outubro de 2019 - 23:21

Ao todo 12 adolescentes participaram da primeira turma

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) por meio de uma parceria com o grupo mulheres do Brasil certificou nesta quinta-feira (03), no Centro Aldaci Barbosa Mota a primeira turma do projeto “Botão de Rosas”. Essa iniciativa oportuniza vislumbrar uma nova trajetória de vida para adolescentes do sistema socioeducativo do Estado.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, a Superintendente Adjunta, Gabriela Paulino, reforçou a importância desse projeto na vida das adolescentes e para a sociedade.

“Iniciativas da sociedade civil à exemplo deste projeto encampado pelas Mulheres do Brasil reforçam o sentido de que somos todos imprescindíveis e chamados a uma participação ativa e co-responsável na construção de uma sociedade mais justa. Hoje estas jovens recebem bem mais do que um Certificado, elas recebem a esperança de um novo plano de vida”

A primeira turma do projeto composta inicialmente por 12 adolescentes, participaram durante seis meses de atividades elaboradas pelas parceiras, o que inclui a realização de atividades de acompanhamento sociopsicológico, educacional, profissionalizante, cultural e artístico, tudo de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As atividades foram divididas em eixos: Eixo Educação (Autoconhecimento, auto responsabilidade e construção de Projeto de Ser); b) Educação (Desenvolvimento de Competências Interpessoais); c) Eixo Práticas Restaurativas (Constelação Familiar e Círculos Restaurativos); d) Eixo Profissionalização, e) Cidadania.

A Líder Nacional das Mulheres do Brasil, Arnnette Reeves, destacou a corresposabilidade da sociedade civil, no papel da sua instituição, em oportunizar aprendizagem para as jovens que querem mudar de vida, e que buscam se inserir no mercado de trabalho.

A adolescente , K. de 16 anos, fez um breve relato sobre sua experiência. “Fazer parte desse projeto me deu oportunidade de aumentar meus conhecimentos, através das oficinas e do curso de vendas e varejo, que me possibilitará futuramente conseguir um emprego.”

Nesse primeiro momento participaram meninas em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, tendo como principal objetivo preparar as adolescentes para o seu retorno para a sociedade. O projeto em sua continuidade também oportunizará jovens egressas do Sistema.