Mulheres que fazem parte do Sistema Socioeducativo do Ceará

6 de março de 2020 - 10:55

 

Sejam gestoras, socioeducadoras, professoras, enfermeiras, coordenadoras – as mulheres atuam ativamente em todos os setores que compõe a administração do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará. No mês da mulher, comemorado nacionalmente no dia 08 de março, próximo domingo, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), mostra mulheres fortes, inspiradoras, que fizeram sua trajetória e ganharam seu espaço.

Cada uma com sua especificidade, colabora com ações para a funcionalidade dessa política pública de suma importância para o Estado do Ceará. A figura da mulher no Sistema Socioeducativo cresceu nos últimos anos, a seleção pública realizada em 2017, destinava-se uma porcentagem ainda pequena, mas que já denota o crescimento para cada unidade a figura feminina no cargo de socioeducadora.

O cargo de diretoria dos centros socioeducativos conta com um significativo número de mulheres, que mesmo com todas as dificuldades de lidar com adversidades, e principalmente com os resquícios do patriarcalismo e do machismo estrutural ainda presente

 

em nossa sociedade, consegue impor seu ritmo de trabalho e gerir unidades que atendem jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

O papel da mulher no mercado de trabalho avança a cada dia. No Sistema Socioeducativo não é diferente, elas são mães, provedoras da família, e acima de tudo profissionais que desempenham com eficiência suas funções. Não a toa, em suas trajetórias ganham espaços cada vez maiores internamente dentro das unidades socioeducativas.

 

Confira as histórias das mulheres do Sistema Socioeducativo:

Superintendente Adjunta

Socioeducadora

Profissional de Educação Física

Coordenadora Técnica 

Diretora