Centros Socioeducativos iniciam construção do Plano Político Pedagógico

24 de novembro de 2020 - 16:27

O documento irá aprimorar as ações das unidades

As equipes multiprofissionais dos 17 centros socioeducativos do Estado do Ceará iniciaram, nesta terça-feira (24), um curso de formação para a implantação do Plano Político Pedagógico (PPP), que irá nortear as ações socioeducativas nas unidades de atendimentos. Todo o processo de formação ocorrerá de maneira virtual e será finalizado no dia 10 de dezembro.

O Coordenador de Comunicação e Gestão da Seas e articulador deste processo, Roberto Bassan, explica a importância dessa ação no âmbito do sistema socioeducativo. “Sua construção é importante para fazer o diagnóstico e propor ações baseadas na realidade. É um marco referencial que registra as metodologias já em funcionamento a partir do processo de reordenamento que ocorreu desde a criação da SEAS, com a perspectiva de apresentação das ações pedagógicas, práticas restaurativas, planos de ação e metas, que devem ser norteadoras de todos os processos socioeducativos de um Centro Socioeducativo.”

Neste primeiro momento, as unidades socioeducativas reuniram-se com sua equipe para apresentar o Manual de Parâmetros Mínimos para a Construção do Projeto Político Pedagógico dos Centros Socioeducativos, para, em seguida, iniciar o curso com formação do Coordenador de Comunicação e Gestão, Roberto Bassan.

Cada dia será dividido para duas temáticas de abordagem, e terá a participação de técnicos da Coordenadoria de Diretrizes Pedagógicas da Seas, que irão participar como facilitadores no curso de formação.

O Manual criado pela equipe da Seas irá ajudar a embasar todo o curso de formação que terá como culminância a elaboração do documento formal – Plano Político Pedagógico, o qual deverá ser concluído em 2021.