Superintendente da SEAS faz palestra na Reunião Técnica do FONACRIAD

25 de março de 2022 - 10:56

“Dez anos do SINASE: Registro Histórico, Conquistas e Desafios”. Esse foi o tema da palestra do superintendente da SEAS, Roberto Bassan Peixoto, na última quinta-feira, 24, às 16h30, durante a 1ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes (FONACRIAD), em Brasília. O evento teve início na quarta-feira, 23 e será encerrado nesta sexta-feira.

Além de Bassan, o Ceará está sendo representado no evento pela Coordenadora de Comunicação Especial e Gestão da SEAS, Fabiana Pimenta. A abertura da reunião aconteceu na manhã de quarta-feira, 23, com a apresentação do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal e Programa de Acompanhamento a Adolescentes Pós-Cumprimento de Medida Socioeducativa. Palestrantes: Demontiê Alves Batista, presidente do FONACRIAD, e Kelly Cristina Tavares, representante da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo/DF.

No período da tarde, da quarta-feira, às 14h, houve apresentação do Grupo de Trabalho da Segurança Socioeducativa com palestrantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Rondônia e Minas Gerais. Às 16h, Bernardo Kipnis, abordou o tema Escola Nacional de Socioeducação: perspectivas 2022. Em seguida, aconteceram debates.

Política de Socioeducação

As palestras e debates continuaram na quinta-feira, 24, no período da manhã com os Relatos dos Atendimentos Socioeducativos nos estados brasileiros. Já a partir das 14h, a Coordenadora Nacional do SINASE, Giselle da Silva Cyrillo, falou sobre Perspectivas do Cenário Nacional da Política de Socioeducação. Às 15h, foi apresentado o Projeto “Open Green Road -Plataforma Aprendo Libre”. E finalizando o dia de palestras, a apresentação do superintendente da SEAS, Roberto Bassan Peixoto.

Na sexta-feira, 25, no encerramento, a partir das 9h, o professor Antônio Carlos Viana de Azevedo palestrou sobre Reflexões sobre a Política do Jovem Aprendiz e Projeto de Lei 6.461/2019, que instituiu o Estatuto do Aprendiz. A partir das 10h15, houve a leitura e ratificação dos documentos técnicos elaborados pelo FONACRIAD. E, às 10h30, composição da nova diretoria do FONACRIAD 2022/2024. À tarde, os participantes farão uma visita institucional à Unidade de Internação de Saída Sistemática.