Jovens participam da Segunda Mostra do projeto Embaixadores da Paz no Canindezinho
19 de abril de 2023 - 16:14
Jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de cinco centros socioeducativos do estado do Ceará participaram da Segunda Mostra do Projeto Embaixadores da Paz (Instituto Juventude e Inovação), no Centro Cultural Canindezinho, como parte da agenda do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Seas.
Os socioeducandos do Aldaci Barbosa Mota, CS Canindezinho, CS Patativa do Assaré, CS Cardeal Aloísio Lorscheider e CS Dom Bosco tiveram a oportunidade de participar de atividades como grafite, oficina de sustentabilidade (plantio de mudas), pintura etc. Bastante atento a tudo, um jovem do CS Patativa do Assaré já vislumbrava participar de projetos culturais, sobretudo na área do grafite: “Acho importante essa arte. Vou ter a minha chance logo que cumprir minha medida”.
Sesi e Senai
A Segunda Mostra do projeto Embaixadores da Paz foi pestigiada por representantes do Senai, Sesi, Edu Livre e CNI. Sônia Parente, gerente de Educação e Cultura do Senai/ Raquel Pontes, analista da gerência industrial, Natália Pinho, coordenadora regional do Edu Livre e Felipe Oliveira, diretor do Sesi/CNI acompanharam todos os momentos e sentiram de perto o interesse dos jovens pela arte e cultura. Essa comitiva esteve em visita à sede da Seas e aos centros socioeducativos.
Ao falar diretamente aos jovens presentes no evento, o superintendente adjunto da Seas, Marçal Cunha, disse que os socioeducandos que cumpre medidas são muito importantes para a execução dos projetos:
“Hoje estão conhecendo um pouco desse equipamento, mas vocês são os protagonistas disso. Sem o adolescente, sem o jovem nada disso seria possível. Quanto mais possamos expandir isso, melhor. Que as boas ações entrem nos nossos corações e, principalmente, em nossas famílias”, refletiu Marçal.
E completou: “Que no futuro nos vejamos e que nos apertemos as mãos para podermos construir um estado, um país”. Para a coordenadora do POC, Larissa Camerino, as oportunidades existem e espera que todos aproveitem cada atividade, cada visita em busca de seus objetivos.
Embaixadores da Paz
Para a Desenvolvedora de Conteúdo do Embaixadores da Paz, Steffany Sousa, o projeto foi muito além de metas, apresentando formas lúdicas, artísticas, culturais, educacionais, de vincular, acompanhar e encaminhar os jovens egressos do socioeducativo para que tivessem acesso à cidadania:
“O Embaixadores da Paz ofereceu oficinas, onde os jovens eram protagonistas nas atividades como Mostra Cultural, com apresentação de produtos criados pelos adolescentes atendidos pelo POC”, pontuou, Ela deixou um recado para a juventude: “O mundo é grande e existem outros caminhos que eles podem percorrer, mas eles não estão sozinhos”.