Seas realiza o primeiro campeonato de basquete 3×3 no CS São Francisco
25 de agosto de 2023 - 16:37
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do eixo esporte, cultura e lazer, realizou nesta sexta-feira, 25, o primeiro campeonato de basquete 3×3 no Centro Socioeducativo São Francisco. O objetivo da competição, que tem o apoio da Federação Cearense de Basquete 3×3, é avaliar a habilidade dos atletas considerando a quantidade e a qualidade dos movimentos, além de promover a integração entre os jovens de diferentes centros.
Para os atletas em quadra, é preciso muito fôlego para se destacar em uma modalidade tão dinâmica. Diferente do basquete tradicional, no 3×3, é comum que uma mesma equipe jogue mais de uma partida. De acordo com o professor Eduardo Ferreira, coordenador do eixo esporte, cultura e lazer foi gratificante fazer essa parceria com a Federação 3×3, “pois é importante trazer esse formato de basquete para os adolescentes”, explica.
Para o educador físico Jadeson Pereira “ o basquete 3×3 é um jogo rápido, dinâmico em que o trabalho de equipe se destaca e acaba sendo o ponto fundamental para eleger o vencedor”. Para Jadeson, professor do Centro Socioeducativo que sedia o evento, “a diretoria, a Federação, os socioeducadores e os professores foram essenciais para que o campeonato acontecesse de maneira organizada e transparente.”, relata.
De acordo com Andrea Leocádio, representante da Federação 3×3, a parceria com a Seas surgiu do interesse da Superintendência em colocar nos centros socioeducativos uma modalidade olímpica diferenciada que agregue, ainda mais, a união no esporte. “Achamos muito interessante a proposta e abraçamos a ideia. O campeonato é apenas o primeiro passo dessa parceria”, pontuou.
Neste primeiro campeonato, participaram os CS Dom Bosco, São Miguel, São Francisco e Canindezinho. O último foi o grande campeão da disputa.