Eixo Saúde da Seas celebra Novembro Azul com foco na Saúde Integral do Homem

23 de novembro de 2023 - 16:32

O Eixo Saúde da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) promoveu na manhã desta quinta-feira (23) um evento em alusão ao Novembro Azul, intitulado “Desconstruindo Estereótipos: uma Reflexão sobre Saúde Integral do Homem e Masculinidades”. Este teve como objetivo conscientizar os trabalhadores da Seas sobre a importância da Saúde Integral do Homem, proporcionando um amplo debate acerca da integralidade do cuidado.

Na abertura, houve apresentação de uma poesia, produção de Eduardo Africano, artista, hip hop e assistente técnico do Eixo arte, cultura, esporte e lazer da Seas. A manhã de debates, palestras e reflexão sobre o tema foi realizada na Escola de Gestão socioeducativa.

O evento contou com uma mesa redonda composta por dois profissionais da Seas: Amadeu Ângelo, psicólogo do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, e Carla Cristina, enfermeira do Centro Socioeducativo Antônio Bezerra.

Amadeu Ângelo abordou a temática “Macho x Homem”, promovendo uma discussão sobre as diversas facetas das masculinidades. Ele explorou questões sensíveis, como: o machismo e os preconceitos associados a determinadas ideias de masculinidade, estimulando a reflexão sobre a necessidade de desconstruir estereótipos que podem impactar negativamente na saúde mental dos homens.

Práticas preventivas

Por sua vez, Carla Cristina concentrou sua apresentação na Promoção da Saúde Integral do Homem. Com base em sua experiência como enfermeira, ela destacou a importância de práticas preventivas, exames regulares e adoção de hábitos saudáveis para garantir o bem-estar e manter a saúde a longo prazo.

Ao todo, participaram 29 profissionais, entre membros dos Centros Socioeducativos e da sede da Seas, contribuindo para a construção de um ambiente de aprendizado e reflexão, cumprindo o papel do evento que consistiu em promover conscientização e valorização da Saúde Integral do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata.