Adolescentes das Unidades Socioeducativas realizam ENEM nos dias 12 e 13 de dezembro

12 de dezembro de 2023 - 16:14

Neste ano, tivemos 391 alunos(as) inscritos para o ENEM, entre concludentes e treineiros, os quais realizarão as provas dentro das unidades socioeducativas em todo o Estado do Ceará. O número de inscritos é recorde no estado e demonstra o empenho e dedicação das equipes e das secretarias parceiras (Secretaria da Educação e Secretaria Municipal de Educação) na oferta da escolarização.

Neste primeiro dia, o certame iniciou às 12:45h com a aplicação do questionário socioeconômico, e permanecerá até as 19:00h com a aplicação das provas de Linguagens e códigos e de Ciências Humanas, além da redação.
Já no segundo dia (13), o horário de provas será de 13:30h às 18:30h, contemplando as questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Resultado

O INEP publicou que o resultado do ENEM 2023 será divulgado em 16 de Janeiro de 2024, na página do participante, podendo ser acessado com o número do CPF e senha cadastrada. Com a nota em mãos, os(as) jovens concludentes do Ensino Médio poderão participar de programas de acesso à educação superior, sejam em instituições públicas ou particulares através de bolsas de estudo pelo ProUni.
Para os treineiros, essa é uma oportunidade de familiarização com o formato e conteúdo do exame, bem como para avaliar seu desempenho e identificar as áreas que precisam ser aprofundadas.
A participação de adolescentes privados de liberdade nesse exame representa um marco no acesso à educação superior, à medida que ultrapassa diversas barreiras, gerando oportunidades para alunos(as) que se encontram nas unidades socioeducativas.