Reconhecimento e emoção marcam a II Mostra Trilharte
29 de fevereiro de 2024 - 16:33
Texto: Marconi Alves Fotos: Calebe Rodrigues e Marieta Rios/IDM
O Theatro José de Alencar, palco de manifestações culturais e artísticas, abriu suas portas para a II Mostra Trilharte, fruto da parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Instituto Dragão do Mar. Neste evento, adolescentes de cinco unidades de internação tiveram a oportunidade única de vivenciar uma tarde repleta de reconhecimento e celebração. Para esses jovens, a certificação recebida representou muito mais do que um simples documento; foi o reconhecimento de seu esforço e dedicação. “O sistema socioeducativo mudou mesmo a minha vida. Obrigado a todos”, afirmou um dos jovens.
A secretária da Cultura, Luisa Cela, fez uma fala de saudação inicial ressaltando a importância de ocupar espaços como o do Theatro Jose de Alencar, identificado um teatro-monumento, e ver a arte e a cultura como instrumentos de transformação social.
O superintendente da Seas, Roberto Bassan, ressaltou a parceria com o Instituto Dragão do Mar na diferença da condução do Projeto Trilharte, garantindo aos jovens, por meio do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), a vivência com a arte e a cultura.
Bassan revelou que o POC é um dos programas de referência na socioeducação do Brasil e será apresentado na cidade de Foz do Iguaçu-PR, em reunião técnica do Fonacriad: “O Programa será ampliado dentro do PReVio para os 10 maiores municípios do Ceará. E esse pilar de cultura tem sido uma referência”, assegurou.
A presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Raquel Gadelha, afirmou que o projeto Trilharte abriu as portas para os jovens se expressarem e aprenderem coisas novas: “A arte e a cultura são uma forma de mudar o mundo, uma forma de alegria, de aprendizado. Aplaudo o talento desses jovens”, pontuou.
A Promotora de Justiça Antônia Lima fez uma fala emocionante, ressaltando a qualidade da equipe de colaboradores do órgão: “Faço uma saudação a todos os socioeducadores, adolescentes e seus familiares que vieram prestigiar o talento dessa juventude”, assinalou.
Completaram as saudações aos presentes o juiz auxiliar do GMF, Raynes Viana, e Camila Vieira, assessora de projetos da Defensoria Pública do Estado do Ceará.