Seas reabre exposição Despertando Olhares no Museu da Fotografia

6 de março de 2024 - 10:32

Texto e fotos: Larissa Freitas, Ascom/Seas

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em parceria com o Museu da Fotografia, reabriu nesta terça-feira (5), a exposição Despertando Olhares. O evento aconteceu no Museu da Fotografia. A exposição reforça a parceria firmada em 2022 entre a Seas e o Museu de Fotografia. A mostra está aberta ao público e reúne fotografias produzidas em 2023 por jovens de unidades socioeducativas de Fortaleza.

“Por meio do curso, novas perspectivas de vida se abrem aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, destaca o superintendente adjunto, Jean Marçal. Segundo o coordenador de ação cultural do museu, Tomaz Maranhão, o projeto é uma oportunidade para os jovens olharem a fotografia como arte, para além de material documental.


O projeto Despertando Olhares tem como principal objetivo sensibilizar o olhar e despertar o interesse dos jovens pela fotografia. Durante oito encontros, jovens, socioeducadores e equipes técnicas das unidades socioeducativas participam de todo o processo fotográfico, desde a produção de uma câmera artesanal, passando pela fotografia digital, até a curadoria do material que será exposto.

A expectativa é de que o projeto alcance, em 2024, 80 adolescentes das unidades socioeducativas de Fortaleza. Este ano, o minicurso já foi iniciado com jovens, socioeducadores e equipe técnica da Centro Socioeducativo Patativa do Assaré.