Governo do Ceará inaugura Escola de Socioeducação na segunda-feira (18)

15 de março de 2024 - 16:50

O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), inaugura na próxima segunda-feira 18, às 10h, o Núcleo Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira. A vice-governadora, Jade Romero, está confirmada na solenidade de inauguração da Escola, cuja direção é de Jéssica Muriel. Investimento da obra: R$ 724.271,52.

O espaço é composto por duas salas de aula, biblioteca, sala dos professores, sala da coordenação, sala dos técnicos, sala de reunião, sala para aulas virtuais, auditório para 90 lugares, copa com refeitório e banheiros.

A execução do projeto contou com a interveniência técnica da Secretaria de Obras Públicas (SOP), garantindo qualidade e eficiência na execução do projeto. O objetivo é que sejam oferecidos cursos, palestras e workshops dos mais variados temas, incluindo: curso inicial para socioeducadores e equipe técnica, saúde mental, igualdade racial, comunicação não violenta, capacitações em esportes, entre outros.

Sobre a Seas

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) é o órgão da Administração Direta do Estado do Ceará, com autonomia administrativa e orçamentária, responsável pela execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, bem como pela articulação com os Municípios para a execução das medidas de meio aberto. Possui ações voltadas ao ordenamento, estruturação e fortalecimento de políticas públicas socioeducativas alinhadas às diretrizes estabelecidas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), por meio de um modelo de gestão, iniciado em 2016, com foco no desenvolvimento de metodologias e práticas restaurativas aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Quem foi Milton Carlos

Milton Carlos Lima de Oliveira nasceu em 1 de setembro de 1964, em Fortaleza. Sua trajetória no Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará começou em 2005, quando ingressou como socioeducador no Centro Socioeducativo São Miguel, onde se destacou pelo excelente desempenho em suas funções.

Em 2006, foi transferido para o Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider – CSCAL. Entre os anos de 2012 a 2016, Milton Carlos desempenhou a função de Coordenador de Segurança no CSCAL, demonstrando compromisso e transparência em todas as suas atividades no sistema socioeducativo.

Em reconhecimento ao seu trabalho, foi convidado, em 2017, para assumir a direção do Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, cargo que ocupou até dezembro do mesmo ano. Em seguida, assumiu a Direção do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré – CSPA, com empenho, dedicação e comprometimento em suas atribuições. Em 2018, graduou-se em Pedagogia. Milton faleceu no dia 4 de junho de 2021, deixando uma vasta contribuição em prol da socioeducação do Estado do Ceará.