Governo do Estado inaugura Escola de Socioeducação para capacitar profissionais do sistema socioeducativo

18 de março de 2024 - 16:15

O Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (18), a primeira Escola de Socioeducação do Estado. O equipamento é vinculado à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). A inauguração contou com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; do superintendente a Seas, Roberto Bassan; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; da secretária de Gestão, Inovação e Avaliação do Ministério da Educação, Janaína Farias e outras autoridades.

A vice-governadora Jade Romero representou o governador Elmano de Freitas na solenidade de inauguração. Jade destacou que a Escola concretiza o objetivo de ofertar formação contínua e valorizar os profissionais do Sistema. “No equipamento foram investidos R$ 724.271,52. Teremos nesse espaço a oportunidade da formação de nossos profissionais que, daqui a pouco, serão nossos servidores concursados. O governador Elmano anunciou 1.080 vagas para o concurso do Sistema Socioeducativo”, afirmou.

Marco histórico

Roberto Bassan, superintendente da Seas, avaliou que a Escola é um marco histórico e resultado da reorganização e avanços do Sistema. “O Ceará já é uma referência no Sistema Socioeducativo. Nós temos o Núcleo de Atendimento Integrado e, a partir do concurso público, fortaleceremos ainda mais. Também desenvolvemos uma metodologia que conseguimos diminuir a zero as situações de crise. Em 2023, não tivemos nenhuma situação de crise relevante dentro dos Centros Socioeducativos. Isso tem feito com que outros estados do País nos procure para conhecer nossa metodologia”, pontuou.
Bassan reconheceu, ainda, o engajamento de profissionais como Milton Carlos Lima de Oliveira, que dá nome ao equipamento. “Um profissional que fez a diferença e faleceu no contexto da covid-19”, completou.

Fortalecer o trabalho

A secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, reforçou o compromisso para fortalecer o trabalho realizado nos Centros Educativos. “Esse é um momento de realização de uma construção que busca superar os desafios que já enfrentamos. Estabelecemos uma política humanizada, de reconciliação e de novos horizontes na vida dos jovens atendidos. A equipe do Sistema tem um compromisso muito forte com a sociedade”, disse.

Emoção da família

Os familiares do homenageado, Mílton Carlos, compareceram à cerimônia de inauguração: a esposa Vânia Oliveira e os filhos Emanuele Oliveira, Samuel Oliveira e José Felipe Oliveira. No semblante de cada integrante da família um misto de emoção e gratidão. “Eu agradeço a todos que se empenharam em homenagear o Milton com o nome da Escola. Ele era querido por todos os profissionais do sistema. A minha palavra é de gratidão”, afirmou a esposa. Emanuele, Samuel e José Felipe disseram que perderam um pai e um amigo: “Ele era nosso porto seguro. A lembrança dele agora está estampada na placa deste escola que será importante para a socioeducação”, ressaltou Emanuele.

Cursos ofertados

A Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira vai ofertar cursos, palestras e workshops dos mais variados temas para servidores do sistema socioeducativo que atuam nos Centros Socioeducativos do Estado, além dos trabalhadores da Seas.

A coordenadora do equipamento e assistente social, Jéssica Muriel, avalia que a Escola vai ser um apoio tanto para quem atua em Fortaleza quanto em outras regiões do estado. “Os profissionais do Sistema são pedagogos, psicológicos, assistentes sociais e socioeducadores. Esse espaço é para eles, serve tanto para reuniões, rodas de conversa, convivência, além disso temos uma biblioteca integrada às outras que estão nos Centros. Temos programação de atividade para o ano todo”, explica.