Arte, emoção e protagonismo de jovens na culminância do Projeto Águas de Março

19 de abril de 2024 - 14:09

Texto e Fotos: Marconi Alves (Ascom/Seas)

Pura arte, emoção, homenagens e a revelação do protagonismo de adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. Na manhã memorável desta sexta-feira (19), aconteceu a culminância do Projeto Águas de Março, idealizado pela diretora Laura Tavares e posto em prática pelo multiartista caririense, Wanderson Petrova.

Durante 37 dias, em Fortaleza, Petrova esteve na unidade para passar um pouco a sua arte para jovens que ajudaram na construção de um mural retratando a força da mulher brasileira. Ao mesmo tempo em que participavam das pinturas, adolescentes pesquisavam sobre cada personagem, o que tornou o trabalho uma sala de aula ao ar livre. Também realizaram ensaios de apresentações artísticas de acordo com o tema (o empoderamento feminino). “Eu estou realizada com tudo. Meu sonho é ser artista”, afirmou uma das jovens.

“O projeto passa por esse eixo que é pesquisar, fomentar a força feminina. As adolescentes se interessaram, leram, pesquisaram e culminou com apresentações belíssimas que o público viu e aplaudiu. O projeto Águas de Março não termina hoje. Vai continuar aqui e em outras unidades socioeducativas. Parabenizo a todos e todas que participaram e engrandeceram esse momento que proporcionou grandes emoções no Aldaci Barbosa”, pontuou o artista Wanderson Petrova.

Dentre as autoridades que prestigiaram o megaevento estavam o superintendente da Seas, Roberto Bassan, a secretária da juventude, Adelita Monteiro, a promotora de justiça, doutora Antônia Sousa, bem como representantes do Iaps. A surpresa ficou por conta dos presentes destinados pelo artista Wanderson Petrova ao superintendente Roberto Bassan, a secretária Adelita Monteiro, à diretora Laura Tavares, a advogada Ana Paula e ao músico cordelista Tião Simpatia, que homenageou Maria da Penha.

Para o Roberto Bassan, foi um momento muito simbólico e revela que ficou emocionado ao receber de presente o quadro com a imagem da sua avó: “Foi uma surpresa. Muita emoção”. Sobre o evento, Bassan parabenizou a todos os envolvidos no projeto e pretende divulgá-lo para outros estados: “Vocês fizeram a diferença”, reforçou.