Seas participa na capacitação para os novos profissionais do Napaz

30 de abril de 2024 - 08:58

 

Aconteceu durante este mês de abril, um ciclo de capacitação para os novos profissionais do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz). A iniciativa envolveu todas as redes de atuação do Núcleo que, assim como a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), possuem parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), e contou com falas sobre dinâmicas de prevenção social a violência, PreVio e cartelas de projetos, territórios e suas relações sociais, além de palestra sobre igualdade racial, promovida pela professora e secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeiro.

A aula de encerramento foi realizada no auditório da Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira, na Seas. As coordenadoras Larissa Camerino, da Assessoria Especial de Gestão e Comunicação, Paula Íris Medeiros, da Assessoria Especial de Diretrizes Socioeducativas, Jéssica Muriel, da Escola de Socioeducação, e Ligiane Morais, do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), participaram apresentando a estrutura organizacional e administrativa do órgão e os projetos que integram o modelo de gestão do sistema socioeducativo.

 

 

Os novos profissionais atuarão nos territórios Vicente Pinzón, Granja Lisboa, Curió, Jangurussu e Barra do Ceará.

O Napaz gerencia ações de prevenção à violência junto à comunidade, garantindo acesso às políticas públicas, fortalecimento de direitos, suporte às entidades sociais e grupos informais, como associações e coletivos de juventudes. As atividades são realizadas nas unidades Napaz ou em equipamentos do bairro e são destinadas à população mais vulnerável como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativo. “Os Napaz são fundamentais nesses territórios como referência na articulação institucional e comunitária na prevenção social à violência”, reforça a coordenadora Ozanira Aquino.