Inclusão Digital para jovens em cumprimento de medida socioeducativa

10 de maio de 2024 - 16:37

 

Em um mundo onde o acesso à informação e comunicação depende, cada vez mais, das tecnologias, a inclusão digital torna-se uma urgência, especialmente para os jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Com essa visão, o Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS), em parceria com o Ministério das Comunicações, realizou, nesta semana, a entrega de computadores e laptops, no Centro Socioeducativo Canindezinho, em Fortaleza.

A iniciativa é parte de um projeto de recondicionamento de computadores. “O Ministério disponibiliza uma lista de equipamentos descartados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), onde são capturados, recondicionados e devolvidos à sociedade por meio da implementação de Pontos de Inclusão Digital (PID)”, explica Ana Paula Freire, gestora de projetos do IAPS.

O objetivo principal dessa iniciativa é reduzir o abismo digital, proporcionando acesso igualitário à tecnologia, facilitando, assim, o conhecimento para os jovens. Essa ação não só oferece oportunidades de aprendizado, mas também abre portas para um futuro, onde o acesso à informação não seja mais um privilégio, e sim, um direito de todos.