Equipes de Centros Socioeducativos participam de Curso Introdutório ao Suporte Básico de Vida

22 de maio de 2024 - 16:50

 

Na manhã desta quarta-feira (22), socioeducadores, diretores, equipes técnica e administrativa dos Centros Socioeducativos de Fortaleza, participaram da aula prática do Curso Introdutório ao Suporte Básico de Vida (CISBV), promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), em parceria com a Seas, por meio do Núcleo de Saúde.

Ao todo, serão 20 horas/aula de capacitação, sendo 16 horas/aula com informações teóricas e 4 horas/aula de prática. Durante a aula prática, ministrada por Débora Teles, facilitadora em simulação, foi abordado de modo introdutório, como reconhecer, avaliar e intervir em casos de parada cardiorrespiratória.

 

O curso segue a metodologia de treinamento de habilidades com ênfase em simulação em saúde que, além da reanimação cardiorrespiratória (RCP), orientou também o uso de desfibrilador externo automático (DEA) e manobras para tratar obstrução de via aérea por corpo estranho (OVACE).

 

O objetivo é instruir de forma regular todo o corpo de profissionais que atua nas unidades socioeducativas do Estado. “Eu achava que não conseguiria fazer e me surpreendi. Acredito que essa oportunidade para todos os profissionais dos Centros Socieducativos será de grande valia e, não só para o seu ambiente de trabalho, mas para a sua vida”, declarou Eliano Gomes, diretor do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Mártir Francisca.