Jovens do CSPA participam de oficina de breakdance com bicampeã russa

24 de maio de 2024 - 16:34

Nesta semana, jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré tiveram a oportunidade de participar de atividades centradas na dança, culminando em uma oficina, promovida pela Red Bull e ministrada pela bicampeã russa de breakdance, Kastet. A iniciativa é fruto da parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do Eixo de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, e a Federação Cearense de Breaking (FCBK).

Logo pela manhã, os jovens receberam, no CSPA, os bboys Dentin, Suave e a bgirl Flávia Silva. No encontro, além de uma breve apresentação da coreografia que vem sendo ensaiada nas últimas aulas de breakedance da unidade, sob a orientação de Eduardo Africano, jovens e dançarinos puderam conversar sobre dança e futuro. “Eu me vejo em vocês. Eu era um jovem como vocês. A dança me deu a chance de conhecer pessoas e lugares que nunca imaginei”, afirmou, emocionado, o bboy Dentin.

Após a roda de conversa, os jovens foram convidados a participar de uma oficina prática com Kastet, que aconteceu no Centro de Formação Olímpica (CFO). “Sempre tem uma parte do corpo que pulsa mais forte. Transforma isso em movimento.”, iniciou a bicampeã. Durante a atividade, a bgirl orientou exercícios básicos de alongamento e movimentos de breakdance, em uma aula informal, conversando e ajustando os movimentos dos quase 50 jovens que participaram.

A experiência marcou os jovens. “Eu nunca pensei em estar aqui, tendo aula com ela.”, revelou um dos jovens. “Está sendo incrível participar de um evento assim, com tanta gente profissional.”, disse o outro adolescente.

O Eixo de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, promove diversas atividades com os jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, dentro e fora das unidades. Dentre as atividades, as aulas de breakdance têm sido cada vez mais procurada, como uma forma de aliviar a ansiedade e criar conexão entre corpo e mente. “O break é um dos pilares da cultura hip-hop, que é uma cultura que tem uma perspectiva de levar paz, união, através das suas expressões artísticas”, revela a Janaína Barros, presidente da FCBK.