Seas realiza Censo para colaboradores do Sistema Socioeducativo

5 de junho de 2024 - 17:04

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou neste mês, Censo envolvendo os colaboradores da sede e das 19 unidades socioeducativas do Estado. O Censo integra ações do Governo Federal voltadas para o cumprimento de requisitos previstos pela Coordenação Geral de Políticas Públicas Socioeducativas, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A iniciativa visa mapear o perfil dos profissionais que trabalham com sistema socioeducativo no Ceará, por meio da coleta de dados fundamentais, incluindo formações, autodeclaração de cor, etnia e de identidade de gênero, tudo isso com o objetivo de formular políticas mais assertivas e direcionadas às necessidades dos profissionais. “A aplicação do questionário mostrou, por exemplo, a participação dos nossos colaboradores em capacitações realizadas pela Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira e, com esses dados, podemos desenvolver ações para continuar promovendo engajamento”, ressaltou Letícia Rivelini, coordenadora da célula de gestão de pessoas da Seas.

Ao todo 1.467, dos 2.099 profissionais, incluindo colaboradores contratados por Organizações da Sociedade Civil, servidores públicos estaduais e municipais, designados ou cedidos para desempenho de funções na Seas, responderam ao questionário, totalizando em, aproximadamente, 70% dos colaboradores. Dentre os dados coletados, conclui-se que 73% dos colaboradores são pardos ou pretos, 20% dos colaboradores possuem ensino superior completo e 7% se declaram LGBTQIAPN+.

Os resultados do Censo serão fundamentais para orientar ações futuras e um passo significativo para a melhoria do sistema socioeducativo no Estado. A expectativa é que o Censo seja realizado anualmente, contribuindo para a construção de um sistema socioeducativo mais integrado e eficiente.