Seas participa de Seminário Estadual para avaliação do Plano Decenal
11 de junho de 2024 - 16:39
Profissionais da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e socioeducandos participaram, durante toda a terça-feira (11), no Acrópole Espaço Center, do Seminário Estadual para a avaliação do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (Plano Decenal). O secretário nacional da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Cláudio Augusto Vieira da Silva participou do seminário, de forma remota, diretamente de Brasília.
O secretário Cláudio Augusto parabenizou aos organizadortes do evento e cumprimentou a todos em nome dos adolescentes em cumprimento de medidas socioducativas. Também destacou os avanços alcançados pelos estados do Nordeste com relação à qualificação no sistema socioeducativo: “O estado do Ceará é uma liderança no processo de propostas pedagógicas há muitos anos e nós temos que aprofundar isso, nessa linha de uma proposta pedagógica que dê conta da diversidade que é esse sistema de atendimento socioeducativo”, avaliou.
Um dos pontos relevantes do seminário foi a apresentação de um adolescente do CS Canindezinho. Autor de vários poemas e músicas, o jovem brilhou ao recitar versos e cantar suas composições. O superintendente da Seas, Roberto Bassan, ao parabenizá-lo pela apresentação citou uma frase da música que ficou marcante: “Isso é apenas uma fase”. “E é assim que temos que tratar as medidas socioeducativas, como uma fase”, destacou.
O seminário contou com a participação da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE), Lorena Vítor Loureiro; do coordenador geral de avaliação e revisão do plano do Sinase e integrante da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Humberto Miranda; da coordenadora da Escola de Conselhos do Ceará, professora Andrea Luz; da secretária-executiva de políticas sobre drogas, Lidiane Nogueira Rebouças e representantes da sociedade civil e demais autoridades.