Projeto Se Garante: abrindo portas para o futuro

19 de julho de 2024 - 15:56

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Organização da Sociedade Civil Universidade Patativa do Assaré (UPA) deram início, nesta semana, às aulas de Qualificação Profissional em Gastronomia. O curso integra ações previstas para o aprimoramento das ações socioeducativas e conta com recursos do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio).

Nesta primeira fase, 100 jovens serão qualificados em cursos com carga horária aproximada a 200 horas. A expectativa é de que, até o encerramento das atividades, 700 jovens recebam certificados.

Em Fortaleza, o Projeto Se Garante, relativo às ações de qualificação, conduzirá as atividades nos laboratórios de Gastronomia nos Centros Socioeducativos Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, Dom Bosco e Patativa do Assaré. Em Juazeiro do Norte, o Centro Socioeducativo Padre Cícero também será beneficiado.

Para o chef de cozinha e professor de gastronomia Lucas Henrique, o curso vai muito além de uma formação técnica. “Esperamos que este curso abra portas para o futuro desses jovens. Nosso maior objetivo é que quando saírem dos Centros, eles ingressem no mercado de trabalho, ocupando vagas em restaurantes, hotéis ou, até mesmo, abrindo seus próprios negócios.”, explica Lucas.

Durante o curso, os jovens terão a oportunidade de aprender desde técnicas básicas de salgados, até a elaboração de pratos elaborados como sushis, sempre com orientação do chef. Segundo o programa, as aulas teóricas abordarão temas como gestão, marketing, finanças, empreendedorismo, cidadania e meio ambiente. Além disso, o curso traz um importante diferencial que é o foco no fortalecimento socioemocional, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, resiliência e comunicação.