Jovens do Aldaci Barbosa Mota interpretam música Águas de Março no Projeto Caminhos Literários

22 de julho de 2024 - 10:48

O terceiro e quarto dias de atividades do Projeto Caminhos Literários: Pelo Direito à Cultura foram marcados por eventos restritos às unidades socioeducativas, promovendo interação e engajamento entre os adolescentes dos centros socioeducativos de todo o país.

Na terça-feira (16), o evento contou com a presença do escritor baiano Marcos Cajé, do designer Douglas Reverie e do ilustrador Carlos Gritt, que participaram de uma conversa enriquecedora com os jovens, respondendo perguntas sobre trabalho, sonhos e inspirações. “Meu maior sonho é mudar a vida das pessoas”, disse Marcos Cajé a uma jovem do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota (CSABM).

Após a sessão de perguntas e respostas, os mais de 500 adolescentes presentes assistiram às apresentações artísticas e culturais produzidas pelos próprios adolescentes. Um destaque foi para o CSABM, que emocionou a todos com a interpretação da música “Águas de Março”, do cantor e compositor Tom Jobim, acompanhada pelas cordas de Bárbara Sena, professora de música da unidade. Além da performance musical, as jovens também exibiram quadros pintados durante o Projeto Águas de Março, demonstrando talento e criatividade.

O Projeto Caminhos Literários é organizado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa tem se firmado na agenda para promover a inclusão e a inspiração entre os adolescentes das unidades socioeducativas, proporcionando a eles oportunidades de expressão e interação.