Curso de Formação Inicial da Seas promove Oficina de Círculo de Construção de Paz
1 de agosto de 2024 - 09:15
Fotos: Larissa Freitas
Profissionais de Fortaleza e Sobral que passam a compor novas equipes do Programa de Oportunidades e Cidadania, da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participaram nos dias 30 e 31 deste mês da Oficina de Círculo de Construção de Paz. O evento, realizado na Escola de Socioeducação, parceria entre Seas e Fetriece, faz parte da Formação Inicial e Ambientação da equipe de acompanhamento multiprofissional para 2024.
A Oficina foi conduzida por Lilian Gondim, da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Construção de Paz (Compaz), da SPS. Esse modelo circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente no mesmo nível. Além disso, fortalece relacionamentos saudáveis e se trata de uma nova forma de mais pessoas estabelecerem vínculos.
Para Lilian, o Círculo de Construção de Paz é um momento que emprega uma metodologia para que se possa conseguir trazer a sua fala, a sua escuta respeitosamente para com as demais pessoas: “Ela consegue se escutar e também ver em suas palavras aquilo que pesa, machuca ou aquilo que traz mais sentido em sua vida. Faz com que as pessoas possam se olhar e trazer essa comunicação mais amena, cuidadosa e atenciosa”, ressaltou.
O Círculo, segundo Lilian, também traz um módulo extra que é a comunicação não violenta. Esse é um trabalho de referência do psicólogo americano Marshall Rosenberg, que mostra os componentes de primeiro observar as pessoas, procurar perguntar o que sentem, se precisam de ajuda, coisas simples que o ser humano pode fazer.
Visita aos Centros
A programação da Formação Inicial prossegue até sexta-feira. Nesta quinta-feira (1), até meio dia, a equipe do POC apresentará o formato de execução do Programa, fases de atendimento e fluxos do acompanhamento multiprofissional. No período da tarde, serão realizadas visitas a quatro Centros Socioeducativos de Fortaleza e três em Sobral. Na sexta-feira (2), os participantes encerram as visitas em mais cinco unidades socioeducativas.
PReVio
Vale ressaltar que esse projeto integra as iniciativas do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) no Estado. É executado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A Seas é beneficiária das ações no âmbito do eixo de atendimento socioeducativo.