Pefoce inicia emissão de Carteira de Identidade Nacional para jovens em Centros Socioeducativos de Fortaleza
14 de agosto de 2024 - 15:48
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) deu início, nesta terça-feira (13), ao processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de Fortaleza. Nos dois primeiros dias da ação, 27 adolescentes do Centro Socioeducativo Dom Bosco foram beneficiados com a emissão do documento.
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica, firmado em 2023, que envolve a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Pefoce, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). A ação tem como objetivo principal garantir que os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas tenham acesso ao documento de identidade, essencial para o pleno exercício de seus direitos. A meta é emitir o novo documento para 100% dos jovens.
A ação será estendida a jovens de dez unidades socioeducativas da capital cearense, impactando diretamente a vida de dezenas de adolescentes e jovens. A emissão da CIN é vista como um passo fundamental na promoção da cidadania, oferecendo aos adolescentes a possibilidade de acesso à educação, emprego e serviços de saúde.