Seas realiza Primeiro “Festival Pipas” das Unidades Socioeducativas do Ceará
16 de agosto de 2024 - 10:44
Fotos: Larissa Freitas
O céu da capital cearense ganhou cores e formas diferentes durante a primeira edição do “Festival Pipas” das Unidades Socioeducativas do Estado do Ceará. O evento reuniu 27 adolescentes de nove unidades socioeducativas de Fortaleza.
Ao longo de três semanas, os adolescentes participaram de oficinas para a confecção de pipas, com aprendizado de técnicas artesanais. As pipas, construídas com dedicação e engenhosidade, competiram nas categorias de beleza e criatividade, mostrando ao público o talento e o potencial dos e das jovens. Além da disputa artística, o festival trouxe, também, um desafio técnico: em apenas 20 minutos, as equipes deveriam construir e colocar no ar uma pipa, demonstrando habilidade e rapidez.
A comissão julgadora, composta por Nilbio Thé, Analista de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura; Tamy Barbosa, Coordenadora Pedagógica no Instituto Juventude Inovação; e Ronny Relato, Arte Educador da Rede Cuca, teve a difícil tarefa de escolher os vencedores. Em terceiro lugar, ficou a equipe do Centro Socioeducativo Cardeal Dom Aloísio Lorscheider; em segundo, o Centro Socioeducativo São Francisco; e o primeiro lugar foi para o Centro Socioeducativo Passaré.
Durante o evento, o Superintendente da Seas, Roberto Bassan, expressou seu entusiasmo e reconhecimento aos participantes e à equipe organizadora: “Queria parabenizar todos vocês e também a equipe do Eixo Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Seas. Parabenizo também os professores envolvidos nesse evento. Foi uma manhã muito bonita. Estava lindo lá fora”.
O sucesso dessa primeira edição garantiu que o festival venha a se tornar parte do calendário anual das unidades. A expectativa é que o evento continue a ser realizado todos os anos, sempre no segundo semestre, aproveitando os ventos fortes que caracterizam essa época em Fortaleza.