Equipes da Seas participam de Oficina de Linguagem Simples
19 de agosto de 2024 - 09:57
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) deu um passo rumo à democratização da comunicação pública. Ao longo da última semana, suas equipes participaram de uma Oficina de Linguagem Simples, uma iniciativa promovida pelo Laboratório de Inovação e Dados (Íris), do Governo do Ceará. O curso, que se estendeu por cinco dias, foi desenhado com um objetivo claro: capacitar os colaboradores para tornar a comunicação mais clara, acessível e eficiente.
No decorrer do treinamento, os participantes, de diversos setores da Seas, se debruçaram sobre os fundamentos da linguagem simples, aprendendo técnicas essenciais para reduzir a complexidade das informações. Entre os princípios abordados estavam o uso de frases curtas e diretas, a eliminação de jargões técnicos e a adaptação da linguagem ao público-alvo, garantindo que documentos e comunicações fossem compreendidos por todos, independentemente de seu nível de conhecimento. “Alguns documentos são tão complicados que, mesmo que a pessoa precise dele, ela para de ler”, alertou a professora e agente da inovação e linguagem, Mônica Saraiva.
Ligiane Moraes, coordenadora do POC, destacou o caráter inclusivo da linguagem simples. “Nossa expectativa é que possamos ajustar a linguagem para beneficiar o usuário, garantindo que ele compreenda, claramente, os serviços e informações, facilitando seu acesso. A linguagem simples promove a cidadania”, afirmou.
Alberto Banhos, coordenador de desenvolvimento interno e planejamento, reforçou a visão de futuro com a capacitação. “Nosso objetivo é garantir que tanto a comunicação interna quanto a comunicação com os jovens e seus familiares seja, de fato, eficiente. Acredito também que, com essa formação, poderemos alcançar a população de maneira mais objetiva, informando sobre a complexidade do nosso trabalho na Seas”, complementou.