Reviver com o MP: arte e diálogo para jovens e adolescentes
23 de agosto de 2024 - 09:34
Foto 1: SECOM/MPCE Foto 2: ASCOM/SEAS
O Ministério Público do Estado do Ceará realiza o projeto piloto “Reviver com o MP”, voltado para a reintegração social de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa, idealizada pelo Promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, Sérgio Louchard, e conduzida em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), objetiva impactar no modo como os jovens atravessam esse processo.
O “Reviver com o MP” visa, por meio das oficinas de arte já realizadas nas unidades, fortalecer diálogos sobre a importância da reintegração social e do desenvolvimento pessoal. Durante as visitas aos Centros Socioeducativos, que já se iniciaram na fase piloto do projeto, as equipes do projeto observam, atentamente, o envolvimento dos jovens nas atividades artísticas, além de estimular reflexões sobre escolhas pessoais, ação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Promotor Sérgio Louchard ressalta a importância da iniciativa, que está em sua fase inicial: “A ideia é reforçar valores essenciais como o bem-estar da sociedade, o respeito à família e a importância da educação regular. Queremos afastar esses jovens dos ambientes de vulnerabilidade e violência social, promovendo um crescimento pessoal significativo para ressignificação de suas vidas para quando voltarem para suas vidas em liberdade. É um trabalho de conscientização contínuo que envolve diálogo com os jovens, equipes técnicas e socioeducadores com ativa participação do Ministério Público dentro das unidades da SEAS”, ressalta.
A expectativa é que sejam realizadas duas visitas mensais aos centros socioeducativos, com foco na continuidade das oficinas artísticas e no acompanhamento do progresso dos jovens, garantindo uma abordagem contínua e efetiva.
O projeto “Reviver com o MP” é uma estratégia de sensibilização e um compromisso com o futuro dos jovens, utilizando a arte como uma ferramenta poderosa para promover a reintegração social na perspectiva da Socioeducação.