Seas recebe equipe do CNJ para registro de ações no Ceará

28 de agosto de 2024 - 11:19

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) recebeu, nesta segunda-feira (26), uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para atualizar o banco de imagens do órgão. O objetivo da visita foi registrar as atividades realizadas, destacando o trabalho direcionado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O fotógrafo Rodrigo Barbosa, representando o CNJ, visitou o Centro Socioeducativo Canindezinho, onde documentou diversas atividades oferecidas regularmente, como cursos de mecânica de motos, logística e conserto de celulares. Além disso, o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), um equipamento projetado para articular a integração operacional entre órgãos como o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, também foi registrado. O foco esteve na Central de Regulação de Vagas (CRV), unidade responsável por gerenciar as vagas para jovens em diferentes regimes de internação, assegurando o cumprimento de critérios como idade, condição física e gravidade da infração, além de monitorar a produção de dados estatísticos do sistema socioeducativo do estado. O NAI é considerado uma referência nacional por seu atendimento inicial abrangente e encaminhamento eficiente dos adolescentes no sistema socioeducativo.

As imagens capturadas serão utilizadas em campanhas do CNJ por meio do Programa Fazendo Justiça, coordenado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ. Este programa conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além do apoio de diversas entidades públicas, privadas e da sociedade civil. As ações voltadas ao sistema socioeducativo promovem iniciativas alinhadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).