Seas apresenta balanço das entregas para 2024 em reunião com o Governador

9 de setembro de 2024 - 16:16

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS), participou da reunião das secretarias do Estado e vinculadas com o governador Elmano de Freitas, o tradicional balanço e planejamento de entregas do Governo do Ceará até o fim de 2024.

Representando a Seas, o superintendente Roberto Bassan, em sua apresentação, destacou sobre o projeto que visa estabelecer a nova sede do centro socioeducativo feminino, atendendo aos padrões do Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (Sinase). O objetivo é garantir um ambiente adequado, seguro e funcional para a execução do programa de atendimento socioeducativo, com capacidade para atender 78 jovens.

Também fez menção à realização do I Concurso da Seas que proporcionará um salto qualitativo no atendimento socioeducativo. O certame selecionará profissionais para compor 1.080 vagas para socioeducador e analista socioeducativo (serviço social, psicologia e pedagogia).

A parceria com o Senac foi outro ponto destacado. O Senac desempenha um papel fundamental para os adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, oferecendo oportunidades de capacitação, com oferta de formação profissional para adolescentes assistidos pelo sistema socioeducativo e seus familiares.

Ressaltou, ainda, o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), que foi criado para promover a reintegração social, familiar e profissional de adolescentes e jovens após o cumprimento de medidas socioeducativas. O POC oferece acompanhamento multiprofissional, ações culturais, esportivas e de lazer, além de qualificação profissional e promoção da Justiça Restaurativa. Ao final, apresentou os dados relativos à redução do número de situações de crise no contexto do sistema socioeducativo, recebendo aplausos dos presentes à reunião.