Jovens de Centros Socioeducativos de Sobral valorizam patrimônio histórico em nova exposição
10 de setembro de 2024 - 09:25
Nesta sexta-feira (6), os três Centros Socioeducativos de Sobral realizaram uma exposição composta por dez pinturas inspiradas no patrimônio histórico da cidade. As obras fazem parte do projeto “As Quebradas Históricas” e foram criadas por adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no município.
A mostra aconteceu durante dois dias, na reinauguração do Centro de Convenções de Sobral, e contou com a presença de diretores, equipes técnicas, assistentes e gerentes dos Centros Socioeducativos.
O projeto já havia ganhado destaque em uma exposição realizada em maio, próximo ao Arco de Nossa Senhora de Fátima, área central da cidade. Segundo Brígida Lima, diretora do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente, a iniciativa surgiu da busca por novas abordagens no trabalho com os adolescentes: “Estamos promovendo a valorização do patrimônio histórico de Sobral e reconhecendo o potencial artístico desses jovens”, afirmou.
“As Quebradas Históricas” tem como objetivo principal incentivar o diálogo entre os adolescentes e a comunidade. O coordenador geral do projeto e instrutor de arte e cultura no Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente, Pedro Henrique de Oliveira, acredita que a arte pode ajudar esses jovens a construir novas narrativas de vida. Além disso, o projeto promove a expressão artística e visa fortalecer a ligação dos adolescentes com a história e cultura de Sobral, promovendo um senso de pertencimento, essencial para o processo de reintegração social.