SEPLAG Pernambuco visita Seas em busca de inovação para gestão pública

13 de setembro de 2024 - 14:30

Entre os dias 10 e 12 de setembro, representantes da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (SEPLAG/PE) fizeram uma visita estratégica à sede da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O objetivo foi conhecer modelos de gestão nessas instituições e buscar soluções para aprimorar o fluxo de trabalho e a eficiência na administração pública do estado.

A visita foi conduzida pelo coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento, Alberto Banhos, e pela assessora especial de gestão e comunicação da Seas, Larissa Camerino. Durante o encontro, foram apresentadas aos representantes da SEPLAG/PE as boas práticas da Seas, que se destaca pela gestão integrada de setores e pela agilidade no atendimento a jovens em medidas socioeducativas. O modelo de gestão da Seas tem otimizado processos e garantido melhores resultados no acompanhamento aos adolescentes.

Os representantes da SEPLAG, Elizabeth Pontes e Felipe Lima, acompanharam, de perto, a rotina de trabalho na Seas e no NAI, além de dialogarem sobre desafios, soluções e resultados alcançados. A troca de experiências reforçou a importância da colaboração entre instituições e a busca por inovação na gestão pública.

O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), referência nacional na articulação entre Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, destaca-se pelo objetivo de oferecer atendimento célere e eficiente a adolescentes. A comitiva passou ainda pela Unidade de Recepção Luis Barros Montenegro e pela Central de Regulação de Vagas (CRV), setor responsável por gerir as vagas do sistema socioeducativo e monitorar a produção de dados estatísticos do estado. Para Felipe e Elizabeth, a atenção humanizada e o respeito à dignidade dos jovens foram os aspectos que mais se destacaram durante a visita.

Além dessa agenda, a SEPLAG/PE tem, ainda, encontros marcados com Tribunal de Justiça do Ceará e com a equipe de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), ampliando o intercâmbio de práticas exitosas em áreas de projetos para segurança pública.