Seas promove curso Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz

25 de setembro de 2024 - 16:03

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio da Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira, em parceria com a Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (COMPAZ/SPS), promoveu, nesta segunda-feira (23), mais uma edição do curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. Voltado para socioeducadores, técnicos e diretores dos centros socioeducativos do Ceará, o curso tem como principal objetivo ampliar a mediação de conflitos e fortalecer a cultura de paz nas unidades de atendimento socioeducativo do Estado. A iniciativa visa preparar profissionais para lidar de maneira eficaz com situações de conflito, promovendo um ambiente de maior diálogo.

Sob a orientação de Lillian Gondim e Elânia Moreira, da Compaz, o curso oferece uma formação combinando teoria e prática, que inclui dinâmicas em grupo e práticas que estimulam a resolução pacífica de conflitos por meio dos Círculos de Construção de Paz. Uma segunda turma está prevista para o próximo dia 25 de setembro.

Círculos de Construção de Paz

O Círculo de Construção de Paz é uma dinâmica que cria um espaço seguro para reflexão e troca de experiências, permitindo a construção de vínculo, tomada de decisões e solução de conflitos. A abordagem, que integra a metodologia da Justiça Restaurativa, é realizada em círculo, garantindo que todos os participantes sejam vistos de forma igualitária, reforçando a horizontalidade nas relações e valorizando a participação ativa de cada indivíduo.