Governo do Ceará expande Projeto Virando o Jogo e aumenta oportunidades para jovens
4 de outubro de 2024 - 10:09
Fotos: Helene Santos
O Governo do Estado do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (1), a ampliação do Projeto Virando o Jogo. A iniciativa, que tem como público-alvo jovens entre 15 e 22 anos fora de ambientes escolares e de trabalho, ganha agora mais 10 mil vagas. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a presença do governador, Elmano de Freitas, da secretária da Secretaria da Proteção Social, Onélia Santana, do Assessor de Prevenção à Violência do Governo do Ceará, Avilton Júnior, entre outras autoridades.
Criado em 2019 e coordenado pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), o Virando o Jogo oferece cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas gratuitas, preparando adolescentes para o mercado de trabalho e incentivando sua reinserção escolar. O projeto se dedica, ainda, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O foco principal está nos jovens com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e que residem em áreas vulneráveis.
Com um investimento de R$ 66 milhões, o programa chega a 19 territórios, abrangendo cidades como Fortaleza, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral e Quixadá. Oferecendo 21 cursos de qualificação em diferentes áreas, o Virando o Jogo também disponibiliza uma bolsa-auxílio durante o período de formação.
Desde seu lançamento, mais de 6 mil jovens já foram beneficiados, como é o caso de Glória Emilly: “Foi um impulso importante para minha formação de caráter. Eu me conheci por dentro, como uma Glória que estuda, que se esforça e que vai mudar seu futuro”, compartilha a jovem, agora empregada formalmente.
Parcerias
A expansão do programa conta com parceria de instituições como o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), por meio do Instituto Viver Ceará, além do Novas Trilhas, ação que integra o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), promovido pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). A coordenadora do POC, Ligiane Morais, reforça a importância dessa articulação: “A integração entre as equipes do POC e do Virando o Jogo é essencial para a inserção dos jovens pós-medida em oportunidades de geração de renda, retomada dos estudos e qualificação profissional, ofertadas pelo Projeto.