Cidadania em pauta: Eleições 2024
8 de outubro de 2024 - 17:00
2024 marca o segundo ano de eleições em que a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) avança com iniciativa que busca integrar jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ao processo eleitoral. Neste pleito, três unidades socioeducativas – Canindezinho, Dom Bosco e Cardeal Aloísio Lorscheider – foram transformadas em seções eleitorais, permitindo que os adolescentes exerçam o direito fundamental ao voto. Além dessas, jovens oriundos(as) dos centros Patativa do Assaré e Aldaci Barbosa Mota também garantiram participação. A ação é parte de um esforço coordenado para promover a cidadania.
Desde o início do ano, o Sistema Socioeducativo vem se preparando para tornar possível a integração dos adolescentes na ação. Em maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) emitiu 121 títulos de eleitor para jovens socioeducandos, resultado de um esforço conjunto entre o TRE-CE, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e a Seas, atendendo acordo formalizado pelo Ato de Cooperação Técnica n.º 8/2024.
Em agosto foram realizadas as transferências temporárias de eleitores para as unidades socioeducativas que sediaram seções eleitorais, com o objetivo de facilitar o acesso dos adolescentes ao processo de votação. A partir desse momento, atividades de educação em direitos para o exercício do voto foram desenvolvidas pelas equipes técnicas de todas as unidades, com informações sobre as competências das funções disputadas e orientação às famílias para diálogo com os jovens sobre as propostas em curso.
A diretora Laura Tavares destacou o entusiasmo das jovens da unidade CSABM no dia da eleição, ressaltando o impacto positivo que a experiência trouxe para elas. Segundo Laura, a participação no processo eleitoral foi recebida com grande empolgação e senso de responsabilidade: “Para elas, foi muito significativo fazer parte desta eleição e se sentir incluídas”, afirmou.
Seas é zona eleitoral em 2024
Além dos centros socioeducativos, o edifício que abriga a Seas, a Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) também foi transformado em ponto de votação, totalizando 12 seções eleitorais realocadas em razão de necessidade temporária por motivo de obras no colégio eleitoral que as acolhe regularmente. A ação envolveu a participação estratégica de diversos colaboradores, com o objetivo de garantir que o processo ocorresse de maneira eficiente e acessível para os eleitores.