EPJuv e Seas dialogam sobre ações para a promoção do acesso à justiça
15 de outubro de 2024 - 14:10
Na última quarta-feira (9), direções e coordenações técnicas dos Centros Socioeducativos se reuniram na Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira para dialogar sobre as próximas etapas do Escritório Popular da Juventude João Nogueira Jucá (EPJuv). O encontro, conduzido pela coordenadora executiva Beatriz Xavier, contou com a presença da defensora pública Andrea Rebouças.
O EPJuv, em sua fase atual, está focado em conscientizar os adolescentes sobre seus direitos e facilitar o acesso à justiça. Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Juventude (Sejuv), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Defensoria Pública, o projeto busca assegurar assistência jurídica, beneficiando tanto os jovens em cumprimento de medidas quanto suas famílias.
Como um projeto-piloto pioneiro no Brasil, o EPJuv é financiado pela Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) e executado pelo Governo do Estado do Ceará em colaboração com outras instituições. Seus principais objetivos incluem: oferecer assessoria jurídica para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, além de assistência para suas famílias; promover a educação em direitos humanos e justiça; fornecer apoio jurídico em questões constitucionais e de direitos das juventudes; e contribuir para o avanço da pesquisa científica sobre a juventude, bem como incentivar a permanência estudantil universitária.