III Reunião Técnica do Fonacriad reúne gestores de 22 estados em Cuiabá

12 de novembro de 2024 - 18:00

A III Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad) foi aberta na manhã desta terça-feira (12), no Espaço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Cuiabá, no Mato Grosso. O evento conta com cerca de 100 representantes de 22 estados brasileiros que vão discutir pontos da política de socioeducação no atendimento dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

O estado do Ceará está sendo representado pelo superintendente da Seas, Roberto Bassan, atual presidente do Fonacriad, e pela coordenadora e monitoramento e avaliação, Ana Cruz. Simultaneamente, estão sendo realizados mais dois eventos importantes em Cuiabá, com a participação do coordenador da Rede Socioeducativa, Adílson Santos; do coordenador de segurança e prevenção de conflitos, João Batista Farias, e do corregedor Eduardo Sena.

O tema da reunião é “Sistema Socioeducativo e Sistema de Segurança Pública: estratégias conjuntas para o enfrentamento das organizações criminosas no âmbito do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, e contará com palestras, discussões, exposições de relatos, produção documental e visitas técnicas. O evento conta com a participação de autoridades nacionais: a coordenadora geral do Sinase, Mayara Silva de Sousa; a conselheira do Conanda, Deila do Nascimento e o diretor de políticas públicas transversais de juventude (substituto), Miguel Artur Monteiro.

O primeiro dia foi composto por palestras relacionadas ao enfrentamento de organizações criminosas dentro do sistema, seguidas de discussões entre os participantes.

No segundo dia, o presidente do Fonacriad, Roberto Bassan, vai falar sobre Resolução Nº 252, de 16 de outubro de 2024, que dispõe sobre as diretrizes nacionais para a segurança e proteção integral de adolescentes e jovens em restrição e privação de liberdade no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo / Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)). Logo em seguida, o relato dos estados e a produção da Carta do Fonacriad.

O terceiro dia haverá continuidade dos relatos dos representantes dos estados. A partir das 11h, será feita a leitura, ajustes e aprovação da Carta do Fonacriad e escolha do tema da próxima reunião do Fórum, a data e os encaminhamentos. O Encontro será encerrado na sexta-feira (15) com a visita ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.