Socioeducação e Cultura no combate ao racismo
9 de dezembro de 2024 - 08:36
O Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, promoveu em novembro mais uma edição do projeto Abraços em Família. A iniciativa, com foco no combate ao racismo, trouxe uma abordagem cultural e educativa, utilizando performances, palestras e oficinas para destacar a riqueza das tradições afro-brasileiras, reforçando a importância de valorizar a cultura como forma de enfrentar a discriminação racial.
O evento contou com a presença de Rio Bantu, uma artista renomada por sua participação em projetos culturais como o “Vasikate”, em Maputo, e o Festival de Artes Vivas de Bogotá. Rio compartilhou suas experiências artísticas e culturais, ressaltando as conexões entre o Brasil e o continente africano. Segundo a diretora do centro, Paula Mirelli Sampaio, “Trazer Rio para esse debate é trazer alguém que vive e enxerga o mundo negro e sua diversidade de várias formas e isso possibilita diversas reflexões importantes sobre o combate ao racismo.”
Rio Bantu celebrou a herança africana e suas interações com o sertão nordestino, por meio de narrativas e cantos.
Abraços em Família
A ação faz parte do Programa de Práticas Restaurativas, implementado desde 2017, para fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento emocional dos adolescentes em unidades socioeducativas. O projeto ocorre mensalmente e busca promover o diálogo e a convivência entre os jovens e seus familiares por meio de temas cuidadosamente planejados que abordam questões sociais relevantes.