Centros Socioeducativos celebram o Natal no “Abraços em Família”

20 de dezembro de 2024 - 13:38

Texto: Marconi Alves/Ascom Seas Fotos: Centros Socioeducativos

Quando pensamos no Natal, palavras como luz, esperança, união, e o nascimento do Menino Jesus ganham destaque em nossos corações. Essa atmosfera de fraternidade e acolhimento também está presente nos centros socioeducativos do Ceará, onde o programa “Abraços em Família” promoveu celebrações natalinas cheias de significado e emoção.

A iniciativa reuniu jovens em cumprimento de medidas socioeducativas com seus familiares — pais, mães, irmãos e outros entes queridos — em um momento especial de reconexão e fortalecimento de laços. Em todas as unidades do sistema socioeducativo, o espírito natalino foi celebrado, trazendo mensagens de renovação, amor e a importância de caminhar juntos em busca de um futuro melhor.

O programa “Abraços em Família” reforça a importância do apoio familiar no processo de transformação e ressocialização, mostrando que a união e o afeto são pilares fundamentais na construção de novos caminhos.

As unidades socioeducativas mostraram criatividade e espírito natalino em suas celebrações de fim de ano. Cada unidade promoveu atividades especiais, envolvendo jovens e seus familiares em momentos marcados por arte, cultura e emoção.

No Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, um grande teatro encantou o público. Adolescentes deram um verdadeiro show de talento no palco, arrancando aplausos entusiasmados.

Já no CS Canindezinho, o destaque foi para o teatro de bonecos. Os jovens, orientados pelo professor Ícaro Miranda, utilizaram tudo o que aprenderam para transmitir mensagens natalinas com muito humor e criatividade.

No CS Aldaci Barbosa Mota, a programação incluiu apresentações musicais, declamação de poesias e danças que emocionaram os familiares presentes.

A emoção também marcou presença no CS Patativa do Assaré, onde a participação simbólica de Nossa Senhora, a mãe de Jesus, trouxe significado especial à celebração. No CS de Sobral, os jovens fizeram uma linda apresentação musical com o professor Naim. Além disso, representante do Centro de Saúde da Família proferiu palestra sobre o “Dezembro Vermelho”, mobilização contra o vírus HIV.

Por fim, no CS São Francisco, a mistura de capoeira e hip hop roubou a cena. Sob a orientação técnica de Eduardo Africano, assessor do eixo de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Seas, as apresentações impressionaram a todos e reforçaram a conexão entre arte e transformação social.