Programa Cena Pública da TVC destaca o sistema socioeducativo do estado do Ceará

9 de janeiro de 2025 - 13:48

Texto: Marconi Alves Ascom/Seas

O Sistema Socioeducativo do Ceará foi destaque no programa Cena Pública, exibido pela TV Ceará, Canal 5, nesta quarta-feira, 8 de janeiro. Durante o programa, apresentado pelo jornalista Cristian De Carli, o superintendente da Seas, Roberto Bassan, abordou o trabalho desenvolvido ao longo dos oito anos de existência da pasta. Entre os temas discutidos, Bassan destacou o momento histórico com a realização do Concurso Público na área socioeducativa, os avanços na escolarização formal dos jovens, a qualificação profissional, o apoio da iniciativa privada, o atendimento especial às famílias dos adolescentes e a inauguração da Escola de Socioeducação. Acompanhe os principais trechos da entrevista:

Concurso Público

“O governador Elmano de Freitas, de uma forma muito responsável, autorizou o primeiro concurso da história do sistema socioeducativo do Ceará. O concurso público está na sua terceira fase e a previsão é que ainda neste ano de 2025 nós consigamos nomeação desses profissionais. São vagas para assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e socioeducadores. E toda a estruturação da superintendência com profissionais capacitados. Uma das fases é a capacitação. E depois da nomeação, o profissional passa por outra capacitação com elementos da prática, do cotidiano”

Escolarização Formal

“Na reunião de secretários, o Governador nos perguntou: quantos vocês têm de jovens em escolarização formal no sistema socioeducativo? Estamos com quase 90%. E o pedido do Governador foi para atingirmos os 100%. Esse pedido foi muito simbólico, ele tem toda a razão. Esse jovem já está privado de liberdade. Ele vai ter que estudar! E vamos chegar a esse número de 100% neste ano de 2025. Essa meta será cumprida”.

Qualificação Profissional

“Entramos numa lógica de qualificar o jovem com outras perspectivas. O Senac entra com uma formação profissional voltada para o comércio, nós temos oficinas de culinária avançada, mecânicas de motos, barbearia, informática. Nós fizemos um Programa de Aprendizagem Profissional onde as empresas vão para dentro das unidades. Foi feito esse programa de logística e agora entramos num programa da construção civil, para que o jovem seja alguém importante no contexto e consiga ocupar cargos de relevância nessa profissão”.

Jovens no Enem PPL

“Em dezembro, acabamos de realizar o Enem para pessoas privadas de liberdade. Mais de 300 jovens fizeram os dois dias de provas do Enem. Foi muito simbólico porque pela manhã nós fizemos uma formatura de aprendizagem profissional com as empresas que atuam nos centros. Esses jovens fazem esses cursos de aprendizagem, trabalham meio período dentro da própria unidade, ele recebe um salário por isso. E essa formatura teve que ser rápida, porque eles tinham o Enem à tarde. É um dado inimaginável há alguns anos. Um jovem que está recebendo um certificado de qualificação, eles saíram com uma poupança de quase 8 mil reais, foram mais de 10 meses de formação. Estamos aguardando o resultado ansiosamente, pois a gente tem certeza que esses jovens vão tanto fazer a conclusão do ensino médio no sistema de escolarização formal como poder acessar a universidade”.

Escola de Socioeducação

“A Escola de Socioeducação traz um pilar muito fundamental que é a aposta no servidor. Quando a gente faz elogio aos profissionais, e aqui eu queria registrar a nossa diretora Jéssica Muriel, ela faz um trabalho ímpar de capacitação e formação dos nossos profissionais. Essa é uma escola de gestão. Usamos muito uma base de Paulo Freire, uma base do professor Antônio Carlos Gomes da Costa, numa lógica formativa pensando a socioeducação”.

Abraços em Família e POC

“Hoje temos um programa muito consolidado em todos os centros socioeducativos, que se chama Abraços em Família. Mensalmente essas famílias vão para um processo formativo. Seria uma escola para as famílias. É escolhida uma temática para gerar vínculos familiares. As mães, as avós são muito presentes nesse programa Abraços em Família. Existe um Plano Individual de Atendimento (PIA). Esse plano só vai funcionar se a família participar. E o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), quando a gente fala em qualificação profissional, as famílias podem fazer os cursos que são contratados para os jovens. É um núcleo familiar ampliado: o primo, o tio, a avó, a mãe, todos esses podem acessar os cursos de qualificação profissional. As famílias que têm jovens no sistema socioeducativo, procurem o Programa de Oportunidades e Cidadania, nas redes sociais da superintendência isso está disponível, para conhecer e acessar esses cursos”.

Acompanhe a entrevista completa no link abaixo:

https://www.youtube.com/live/1qNRsirRTkw?si=saKXD3fexpkWslzs